Debate reforça necessidade de ações em conjunto contra a dengue

Publicado em: 27/02/2024 08:09 | Fonte/Agência: Jornal Cassilândia

Debate reforça necessidade de ações em conjunto contra a dengue

A Secretária Mara Nilza usando a palavra. Foto zildo vieira

Com um público de mais de 60 pessoas, formado sobretudo por profissionais de saúde e da comunidade, a Câmara Municipal de vereadores debateu na manhã desta segunda-feira (26 de fevereiro) a situação da dengue em Cassilândia. O debate realizado pelo Legislativo Municipal teve o objetivo de levantar propostas para conter o avanço da doença e reforçou a visão de que a mobilização que deve ser conjunta, entre os poderes públicos e a sociedade civil, com ações preventivas, para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Debate reforça necessidade de ações em conjunto contra a dengue 1

[d] O presidente da Câmara, Arthur Barbosa, usando a palavra na abertura do evento. Foto zildo vieira

O prefeito Valdecy Pereira da Costa fez questão de participar do debate, comparecendo acompanhado do Procurador do município, Donizete Gonçalves; Secretária de Saneamento Básico e Serviços Públicos, Ana Carolina Vendramel Lessi e da Secretária de Saúde Mara Nilza.

Debate reforça necessidade de ações em conjunto contra a dengue 2

[e] O prefeito Valdecy Costa [PSDB], usando a palavra ao lado do presidente da Câmara, Arthur Barbosa [ União Brasil]. Foto zildo vieira

Também estiveram presente no evento, a representante do Rotary Clube de Cassilândia, professora Eliane Lopes; o Pastor Mauro Sérgio de Oliveira, representando o Conselho de Pastores; a diretora de Vigilância em Saúde, Viviane Alves e Agentes de Endemias.

Os vereadores Arthur Barbosa de Souza Filho; Jose Divino; Luis Fernando; Nelson Gomes; Fernanda Messias; Josimar Oba Oba; Leandro Rosa e de mais profissionais que compõem os setores envolvidos com a questão.

Debate reforça necessidade de ações em conjunto contra a dengue 3

O Supervisor de Endemias, Odair José falou da estratégia para o combate da proliferação da dengue no município

O palestrante e Supervisor de Endemias, Odair José, disse que são 3 os casos confirmados de dengue em Cassilândia.

Odair discorreu sobre as estratégias de combate que tem sido executadas, atribuindo o crescimento do número de casos as chuvas intensas do começo do ano.

A Secretária Mara Nilza destacou o fato da cidade ter grande fluxo migratório, afirmando que por isso sempre o risco existiu e ressaltou o empenho das equipes nas medidas de prevenção.

A Secretária depois de lembrar que a dengue tornou-se problema sanitário em todo o Brasil, sugeriu a organização de um mutirão de limpeza na cidade, onde todo o entulho que contribui para a proliferação do mosquito possa ser recolhido.

Debate reforça necessidade de ações em conjunto contra a dengue 4

Secretária Mara Nilza, usando a palavra

O prefeito Valdecy Costa gostou da proposta do mutirão, ideiai que ele considera “inteligente” nem tanto pelo lado prático, mas pelo efeito da mobilização da comunidade.

Em sua fala, por sua vez, o vereador Arthur Barbosa conclamou a união de forças, apoiando a ideia do mutirão de limpeza.

Já o vereador Josimar Oba Oba considerou positivo o resultado do debate, destacando que algum dos profissionais da saúde, diversas outras pessoas da comunidade estiveram presentes, demonstrando interesse.