Os 11 vereadores eleitos para a Legislatura (2025-2028), assim como o prefeito Rodrigo Barbosa de Freitas [PP] e vice-prefeita, Sumara Ferreira Leal [PP], foram empossados na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro no plenário da Câmara Municipal Joaquim Paulino Borges. A cerimônia teve a transmissão ao vivo pelo YouTube bem como pelas redes sociais do Legislativo cassilandense (YouTube e Facebook).
O plenário da Câmara ficou lotado por populares e familiares dos eleitos. Fotos zildo vieira
para compor a mesa de honra da solenidade, foi anunciado o nome dos vereadores eleitos nas eleições de 6 de outubro. A vice-prefeita eleita, Sumara Ferreira Leal [PP], bem como o prefeito eleito, Rodrigo Barbosa de Freitas acompanhado da esposa Gleici Kely Pires de Freitas, foram convidados a compor a mesa.
O Maestro Jurandir Santana executando o Hino Nacional Brasileiro
O novo presidente da Câmara, Leandro Rosa de Souza [PSDB], usando a palavra na tribuna da Câmara.
Em conformidade com a Lei Orgânica do município, foi convidado o vereador eleito com o maior número de votos entre todos os eleitos, Peter Saimon Borges, para ser o presidente provisório da Sessão Solene.
Em seguida todos ficaram de pé para a execução do Hino Nacional Brasileiro, apresentado pelo Maestro Jarandir Santana. Logo após o Pastor Osmar Randolfo, da igreja Só o Senhor é Deus, fez um oração.
Abertura
O cerimonial convidou para abertura oficial e condução dos trabalhos da primeira etapa da solenidade, o presidente Ad Hoc, Peter Saimon Borges, que convidou o vereador Leandro Rosa para fazer a leitura de um versículo da Bíblia. Na sequencia, o presidente ad hoc, fez a leitura do termo de compromisso. Em seguida a secretária adhoc fez a chamada dos vereadores para irem até a tribuna e conformarem o termo de compromisso.
O novo prefeito de Cassilândia, Rodrigo Barbosa prestando o termo de compromisso com a Lei Orgânica do município.
A vice-prefeita, Sumara Leal também prestou o termo de compromisso com a Lei Orgânica do município.
O novo prefeito Rodrigo Barbosa falando para a vice-prefeita Sumara Leal que foi a vontade de Deus prevaleceu nas eleições.
O prefeito Rodrigo Barbosa ao lado da esposa Gleici Kely e a filha Vitória Freitas.
E o presidente ad hoc pediu para todos entregarem seus diplomas e as declarações de bens. E declarou todos os vereadores empossados e passou a palavra por cinco minutos para cada vereador.
Em seguida o presidente ad hoc, deu início à eleição da mesa diretora para o biênio 2025-2026, em votação nominal em ordem alfabética.
O vereador reeleito, Leandro Rosa de Souza [PSDB] foi escolhido através de votação nominal, o novo presidente da Casa de Lei. O 1º vice-presidente, foi o vereador Peter Saimon Borges [PP], o mais votado nas eleições de 6 de outubro. O 2º vice-presidente foi eleito Max Estevo [PP]. Claudete Dosso [PSDB], foi eleita 1ª Secretária da mesa e José Lourenço Braga Lira Marin, foi eleito 2º Secretário.
[c] O prefeito Rodrigo Barbosa e a vice-prefeita, Sumara Leal e os onze vereadores
A nova mesa diretoria da Câmara.
Tomaram posse os 11 vereadores eleitos nas eleições de 2024: Peter Saimon Borges– PP; Jose Divino da Silva -PSDB; Jose Lourenço Braga Lira Marin PL ; Fabio Boni Cogo – PSDB; Leandro Rosa de Souza– PSDB; Claudete Dosso– PSDB; Paulo Eduardo Cardoso – MDB; Avani Junior Morais – PP; Arthur Barbosa Souza Filho– UNIÃO BRASIL; Max Estevo – PP e Fernanda Messias de Souza – REPUBLICANOS
O 2º da esquerda para a direita. Defensor Público, Giuliano Rosa, a vice-prefeita Sumara Leal, o prefeito Rodrigo Barbosa e esposa Gleicy Kely
Após a eleição da mesa, aconteceu a posse do prefeito Rodrigo Barbosa de Freitas e da vice-prefeita, Sumara Ferreira Leal, que fizeram pronunciamentos, declaração de bens e prestaram o termo de compromisso com a Lei Orgânica do município. Após teve a assinatura do termo de posse.