Publicado em: 19/08/2022 10:07 | Fonte/Agência: Jornal Cassilândia

Fotos Divulgação

Na última quinta-feira feira, dia 18 de Agosto, o setor da merenda escolar de Cassilândia reuniu a equipe de colaboradores para capacitação semestral de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

Educação promove curso de boas práticas para merendeiras da rede municipal de ensino 1

Foto Divulgação

O encontro reuniu merendeiras e auxiliares da alimentação escolar do município, totalizando em 28 colaboradoras referentes a 11 unidades escolares, nutricionista responsável técnica Evelyne Bettiol Silva e a chefe do setor da merenda escolar Juliana Iglesias de Jesus.

Educação promove curso de boas práticas para merendeiras da rede municipal de ensino 2

Foto Divulgação

Foi ministrado pela nutricionista Evelyne Bettiol Silva.
A capacitação foi referente às boas práticas para manipulação de alimentos, seguindo a legislação da Vigilância Sanitária, métodos de controle e cuidados utilizados dentro das cozinhas de todas as unidades.

Educação promove curso de boas práticas para merendeiras da rede municipal de ensino 3

Foto Divulgação

O treinamento é focado em higienização desde o recebimento, pré-preparo, preparo, armazenamento e distribuição dos alimentos, garantindo a segurança alimentar em todas as refeições oferecidas aos escolares sem oferecer riscos à saúde, pois a finalidade do serviço não é somente servir refeições gostosas e nutritivas, mas também segura do ponto de vista higiênico.

Educação promove curso de boas práticas para merendeiras da rede municipal de ensino 4

Foto Divulgação

Para a Secretária de Educação, Márcia Reis, o curso foi importante para que a gestão consiga instituir e manter as boas práticas no manuseio dos alimentos no âmbito escolar. “É um ótimo aprendizado sobre cardápio, armazenamento dos alimentos e os cuidados nutricionais. Tudo que precisamos garantir para manter a qualidade da merenda escolar que hoje temos na nossa rede escolar e oferecer o melhor atendimento nesse setor” acentuou.

Educação promove curso de boas práticas para merendeiras da rede municipal de ensino 5

Foto Divulgação

A nutricionista Eveline Silva, uma das facilitadoras do curso, explicou que a abordagem principal esteve relacionada ao trabalho das merendeiras. “Falamos desde o preenchimento de registro de controle até as boas práticas de manipulação dos alimentos e os hábitos saudáveis, além das normas vigentes por lei na segurança alimentar. São instruções necessários e que fazem parte do dia-a -dia dessas profissionais”, disse ela.

Educação promove curso de boas práticas para merendeiras da rede municipal de ensino 6

Foto Divulgação

A chefe de merenda escolar, Juliana de Jesus, acrescenta que a capacitação foi uma espécie de reciclagem. “Correto é renovar as técnicas repassadas às servidoras agregando conhecimento e troca de experiências entre elas e o interesse foi grande por parte das merendeiras, o que melhora no seu dia-a dia, na execução do seu trabalho”.