UEMS/Cassilândia: Curso de Letras fortalece parcerias para alavancar recursos

 

Publicado em: 31/01/2022 10:46 | Fonte/Agência: MS.GOV

 

Whatsapp

O Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da Unidade Universitária de Cassilândia consolida parcerias importantes do ano de 2021 com o curso de Licenciatura em Matemática, a Prefeitura Municipal de Cassilândia e a Secretaria Municipal de Educação, e amplia novas oportunidades em 2022 com Programas da UEMS para alavancar recursos e potencialidade que resultem em ações de aprimoramento da educação básica e superior no contexto local.

Durante o ano de 2021, o Curso procurou desenvolver intercâmbios e parcerias com os professores da rede municipal, estadual e privada da Cidade com o intuito de viabilizar um estreitamento entre a formação de professores que o curso desenvolve e a responsabilidade docente-cidadã. As parcerias deram resultados positivos, tanto para a universidade, quanto para as escolas locais; e ainda, abriram espaço para que os professores em formação tivessem uma visão política e ativa do estágio supervisionado e de suas futuras carreiras. 

A coordenação do Curso de Letras explica que no âmbito da formação em Língua Inglesa, os professores da UEMS e da Rede Municipal criaram um ciclo bimestral de encontros para trocarem experiências e desenvolverem ações colaborativas. Além disso, estabeleceram parcerias para que os estagiários do Curso de Letras auxiliassem os professores em exercício da rede municipal a produzirem materiais didáticos de apoio para o ensino remoto nas escolas básicas da cidade. No que diz respeito ao escopo de formação em Língua Portuguesa, os alunos do Programa Residência Pedagógica (PRP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) também desenvolveram várias atividades e ações de reforço escolar e de valorização da Literatura Regional no contexto escolar ao longo de 2021. 


Ações previstas para 2022

Para 2022, o Curso de Letras de Cassilândia celebra a vinda de uma extensão do Programa “UEMS Acolhe” para a cidade de Cassilândia, o que beneficiará muito o amparo e a preparação de docentes das escolas municipais, estaduais e privadas para o acolhimento de estudantes refugiados no contexto escolar. Tal demanda possibilitou a criação do projeto de extensão “Ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para Estrangeiros em situação de Refúgio no Contexto Sul-Mato-Grossense”, que será desenvolvido pelos alunos e professores do Curso de Letras e Matemática da UEMS de Cassilândia em parceria com a Secretaria de Educação da cidade. O projeto em questão visa criar cursos de Português e Matemática para Estrangeiros para as múltiplas comunidades de refugiados instalados na região e possibilitar a integração social deles nas diferentes esferas culturais e políticas da cidade. 

Outra iniciativa importante dos docentes de Letras tem sido buscar uma aproximação com os docentes do Curso de Matemática da mesma unidade para desenvolverem projetos interdisciplinares no âmbito da educação. “Essa parceria foi formalizada recentemente através do “Programa de Fortalecimento e Interlocução dos Cursos de Licenciatura em Letras e Matemática da UEMS de Casssilândia-MS (PFILMC)”, um programa que visa expandir a criação de frentes de pesquisa e extensão que viabilizem a potencialização da creditação de extensão nos dois cursos; fortalecê-los regionalmente e institucionalmente; e criar histórico de ações coletivas para que ambos consigam, no futuro, criarem cursos de pós-graduação em parceria. Já em 2022 os professores e estudantes de Letras e Matemática desenvolverão várias atividades juntos através do Programa”, descreve um dos professores do Curso de Letras, Prof. Dr. Lucas Araújo Chagas. 

Somando a essas ações, a UEMS/Cassilândia e a Prefeitura do Município comemoram em 2022 o sucesso de mais uma parceria: a realização de uma formação continuada para professores voltada para o acolhimento de refugiados no contexto escolar. A formação contará com a presença de professores do Curso de Letras e Matemática da unidade, de professores e técnicos da Secretaria de Educação local, do Coordenador do Programa UEMS Acolhe, Prof. Dr. João Fábio Sanches Silva (UEMS/Campo Grande) e de professores convidados da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Também participarão das atividades propostas professores da região e alunos de ambos os cursos de Licenciatura da UEMS.Conforme relata a Coordenação do Curso de letras, a UEMS de Cassilândia tem crescido muito nos últimos anos por meio do incentivo que recebe da Reitoria e da parceria que tem estabelecido com a Prefeitura Municipal. Destaca-se a chegada de novos docentes efetivos para atuarem nos cursos de Licenciatura em Letras e Matemática que também tem sido um diferencial para esta Unidade Universitária, já que permite a ela estabelecer novas relações e laços com as instituições regionais, principalmente no que tange à educação e ao desenvolvimento social.

“Esperamos que a Instituição continue ampliando o seu corpo docente, técnico e discente no Curso de Letras e que, com isso, ela siga dando novos contornos à emancipação social, à pesquisa científica, à colaboração interinstitucional e à formação de profissionais na região”, conclui a Coordenação do Curso.