Mais de 1,3 tonelada de alimentos foram doados pelo Projeto Fazendinha às escolas e creches de Cassilândia em 2021.

Publicado em: 24/01/2022 08:46 | Fonte/Agência: Cassilândia em Foco

O Secretário Waddy Mineiro presta contas das ações conduzidas pela pasta de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio no ano de 2021 e projeta iniciativas para fomentar o desenvolvimento do município em 2022. Destaque para a ação do projeto Fazendinha e o reconhecimento da Casa do Trabalhador.

“Nosso objetivo é fomentar o fortalecimento do empreendedorismo e promover a diversificação estratégica da economia local, visando a geração de novas oportunidades de emprego e geração de renda aos munícipes cassilandenses”, explicou o secretário.

Empreendedorismo

No âmbito do empreendedorismo, a Secretaria realizou 843 procedimentos entre processos de abertura de empresas, regularização e baixa, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Criação do Pólo Empresarial

E a criação do sistema de loteamento para desenvolvimento do Pólo Empresarial, para contemplar tanto empresa de pequeno porte (Lotes no Núcleo/Pólo Empresarial Antônio Gonçalves Corte, com 46 lotes), como para contemplar médias e grandes empresas (Loteamento Pólo Empresarial e Industrial Francisco Serrano Farinha, com doação de 10 lotes).

Geração de empregos

Vale a pena destacar também a atuação da Casa do Trabalhador de Cassilândia, que teve reconhecimento pelo governo do estado, e contribuiu para a inserção de 358 trabalhadores cassilandenses no mercado de trabalho, com carteira assinada. Fruto de parcerias estratégicas com empresários do Comércio, Indústria e Agronegócio da região.

Agronegócio

Outra ação que ganhou destaque foi a Patrulha Agrícola Mecanizada, que proporciona o acesso aos pequenos produtores rurais do município a equipamentos e serviços destinados à conservação do solo e lavoura. Para se ter uma ideia, 146 pequenas propriedades rurais foram atendidas pela Secretaria no decorrer de 2021, com cerca de 1880 de trabalhos, entre serviços de gradagem, nivelamento, calagem, plantio, entre outros. A Patrulha conta com equipamentos fornecidos pelo Governo do Estado, por intermédio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

O projeto Promar, conhecido como Fazendinha, que é o sistema de comodato de 57 glebas de terra a pequenos produtores rurais, gerou em 2021 aproximadamente 1 tonelada e trezentos quilos de alimentos doados pelos produtores para a alimentação de alunos de creches e escolas do município. E segundo antecipou o Secretário Waddyh Mineiro, ao Cassilândia em Foco, este projeto será ampliado em 2022.

A Secretaria também realizou o registro de 21 pequenos produtores de produtos de origem animal no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

E o futuro?

“Vamos dar continuidade e ampliar o projeto Promar, conhecido como Fazendinha, e também continuaremos trabalhando na fomentação e apoio ao grande aumento da área plantada na nossa região de soja, milho e amendoim. Tudo isso será amparado pela nossa Secretaria”, destacou Mineiro.