PROJETO CINEMA EM MOVIMENTO CHEGA À CASSILÂNDIA E PROPORCIONA DIVERSÃO COM CONHECIMENTO PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Publicado em: 05/11/2021 09:22 | Fonte/Agência: Cassilândia em Foco

Às vésperas do dia do cinema brasileiro, comemorado em 5 de novembro, as crianças cassilandenses matriculadas na rede municipal de ensino puderam vivenciar uma experiência diferente fora da sala de aula. Elas foram convidadas para irem até o Sinted, na Vila Pernambuco, assistir a uma sessão de cinema, com direito a pipoca, mas também muito conteúdo.

A iniciativa faz parte do Projeto Cinema em Movimento, apoiado pelo deputado federal Fábio Trad (PSD), que selecionou sete cidades, entre os 79 municípios sul-mato-grossenses para receber o projeto. E Cassilândia foi um dos municípios escolhidos. Muito em parte à parceria política do deputado com o vereador José Martiniano de Moura (PDT), que intermediou a organização, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura.

“As crianças estão assistindo filme, comendo pipoca e algodão doce, voltando para casa com a alma e o coraçãozinho alimentados pelo saber”, disse Elza Cordoni, Secretária de Educação.

Primeiro dia do projeto Cinema em Movimento, em Cassilândia

O projeto visa muito mais do que um momento de entretenimento. Os filmes tratam de temáticas que serão trabalhadas posteriormente, na sala de aula, como igualdade, diferenças, trabalho em equipe. Para isso, os professores da rede municipal de ensino também participaram de cursos de formação continuada, com a supervisão de um historiador do Rio de Janeiro, para que eles fiquem aptos a debater todos os temas apresentados nos filmes.

“Se a gente caminhar nas quatro linhas da constituição federal, do artigo 215 que diz que uma das obrigações do Estado (e quando digo Estado, me refiro à União, Estado e Município) é trazer cultura para as nossas crianças e é o que estamos fazendo hoje, com muito prazer”, ressaltou o vereador José Martiniano.

Elza Cordoni, secretária de Educação, com o vereador José Martiniano e o vice-prefeito Valdecy Costa

Representando o prefeito Jair Boni, o vice-prefeito também acompanhou o primeiro dia de sessões do projeto no Sintad e destacou a importância de ações em parceria entre os Poderes. “Nós só temos a agradecer a parceria da Câmara, do vereador José Martiniano, do Prefeito e do vice-prefeito, do governador e do deputado Fábio Trad. Cassilândia ganha muito com isso. Por que isso não fica só numa brincadeira. Isso aqui também vai ter muito aproveitamento nas aulas com os nossos alunos”, concluiu.

O Cinema em movimento esteve em Cassilândia nos dias 3 e 4 de novembro, e atendeu alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Adriele Barbosa, Amin José e Antônio Paulino.

Por Cínthia Schmidt