“NOSSA INTENÇÃO É FAZER 180 CIRURGIAS ELETIVAS (INCLUINDO OFTALMOLÓGICAS) ATÉ O FINAL DO ANO”, AFIRMOU SECRETÁRIO

 

Publicado em: 23/07/2021 08:47 | Fonte/Agência: Jornal Cassilândia

 

Whatsapp
“NOSSA INTENÇÃO É FAZER 180 CIRURGIAS ELETIVAS (INCLUINDO OFTALMOLÓGICAS) ATÉ O FINAL DO ANO”, AFIRMOU SECRETÁRIO

Foto Divulgação

José Lourenço Braga Liria Marin, Secretário Municipal de Saúde, conversou hoje com o Jornal Cassilândia, sobre o impacto da vacinação no combate ao novo coronavírus, além de iniciativas para melhorar a rede pública de saúde no município. Confira!

Desde o primeiro caso positivo para covid-19 registrado em Cassilândia em junho do ano passado, o maior desafio do secretário municipal de saúde, José Lourenço Braga Liria Marin, foi reestruturar toda a rede, composta por cerca de 240 servidores, 7 Unidades Básicas de Saúde (sendo uma dentro do sistema prisional) e 2 pólos: um no distrito de Indaiá do Sul e outro na Vila Santa Rita de Cássia, distante 10 quilômetros da cidade, que atendem a população da zona rural. “Temos uma equipe de saúde rural que vai nesses dois pólos prestar atendimento médico e odontológico, uma vez por semana. Inclusive, eles levam também a vacinação até os moradores da zona rural, toda terça-feira”, conta o secretário.

Imagem Reprodução

Tempo frio confunde sintomas e aumenta busca por testagem

Com apoio da Prefeitura e também de recursos do Estado e da União, a Secretaria Municipal de Saúde sempre teve disponível os testes para a detecção da covid-19: o de anticorpo (feito pelo sangue) e o antígeno (feito pela coleta de material nasal ou da garganta). Mas o secretário adverte a busca desenfreada da população, sem esperar o prazo mínimo para identificação dos sintomas ou o resultado de outros exames prévios usados para descartar a doença, como clínico, por imagem (tomografia) e laboratorial.

O agravamento do clima seco e frio também confunde a população, pois provoca sintomas semelhantes. “O tempo frio dá essa confusão nos sintomas, mas estamos conseguindo atender e fazer a testagem em 99% dos pacientes que são isolados. Também aumentamos a nossa cota para atender os pacientes com covid-19, com fisioterapia e psicóloga à disposição, pois mexe muito com o emocional das pessoas quando elas descobrem que testaram positivo para a covid. Oferecemos esse apoio inclusive dentro do hospital, com os pacientes internados”, destaca.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Vacinação a todo vapor

A campanha de vacinação contra covid-19 está avançada no município: a primeira dose já chegou na idade mínima de 20 anos. “E só não vacinamos mais por que não temos mais vacina. Ontem chegou a última remessa e já aplicamos todas ontem mesmo. Só ficamos com a reserva de segunda dose. Temos previsão de receber um pequeno lote ainda essa semana. Nossa intenção é vacinar em menos de 12 horas que a vacina chega aqui”, ressaltou o secretário.

O objetivo é evitar o desperdício. Por isso, a logística da vacinação foi alterada e está concentrada na sede da Secretaria de Saúde. “Assim conseguimos fazer com mais rapidez e evitamos qualquer risco de perder doses”, explicou José Lourenço.

“No nosso maior dia de vacinação, aplicamos 1074 doses em um único dia”, revelou o secretário, que fez questão de agradecer também o apoio dos estagiários do curso de Enfermagem da FIC – Faculdades Integradas de Cassilândia. “Temos alguns estagiários remunerados do processo seletivo, mas muitos outros vieram de forma voluntária e foram muito importantes para o resultado da vacinação no município”, ressaltou.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Crianças e adolescentes

Com a proximidade de atingir a idade mínima de 18 anos nas próximas semanas, já existe um pedido formalizado ao Ministério da Saúde, por parte do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, para que a campanha de vacinação continue diminuindo por faixa etária para a população geral.

“Hoje, somente a vacina da Pfizer foi aprovada pela Anvisa para uso em pessoas acima de 12 anos, mas o critério adotado até o momento, por questão de prioridade, é o grupo com comorbidades. Aqui, já aplicamos em torno de 30 jovens com comorbidades. Ainda temos uma cota reservada da Pfizer para agendamento deste grupo, até amanhã (23). Mas é necessário passar, primeiro, pela avaliação médica na unidade básica de saúde para pegar o laudo e se vacinar”, orienta o secretário.

Julho é o mês com menor índice de contaminação em 2021

Na reclassificação do Sistema Prosseguir, Cassilândia regrediu da bandeira vermelha para a laranja, o que indica que nas semanas de avaliação, o município teve queda no número de novos casos, de internações e de óbitos. E se o mês de Julho dá sinais de melhora na situação, muito deve-se à ampliação da população que já foi imunizada.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

“Até ontem (21), tivemos 106 casos confirmados no mês de julho. Provavelmente vamos chegar no máximo a 160 casos esse mês. O número de óbitos também caiu. Nos meses anteriores ficou entre 9, 13, 11 e até ontem tivemos 5 óbitos este mês. Estamos ainda com uma das maiores incidências de óbitos causados pelo covid-19 no Estado. Mas já notamos também diminuição nos casos de internação na Santa Casa. Estamos há 10 dias sem internação. Temos 2 pacientes que foram encaminhados para leitos de UTI em municípios parceiros. Acho que é um reflexo da vacinação, que já está protegendo mais a nossa população”, avalia. 

Próximos passos: Cirurgias Eletivas

“Uma boa notícia que nós conseguimos com o Estado foi a volta das cirurgias eletivas. Hoje, a Santa Casa continua fazendo as cirurgias de urgência e emergência, mas temos uma grande demanda de cirurgias eletivas, que são aquelas não urgentes, mas necessárias”, comemorou Braga.

Aqui em Cassilândia, cerca de 120 pessoas aguardam por algum tipo de cirurgia eletiva. E com o decreto publicado ontem (21), o estado oferecerá também recursos e financiamento para acelerar essa retomada.

“Estamos aguardando a liberação dessa portaria para investir esse recurso. Veremos o que já é possível fazer no município e, o que não for possível atender aqui, vamos encaminhar para municípios parceiros. Mas a nossa intenção, ainda em 2021, é fazer pelo menos 100 cirurgias eletivas gerais (como ortopédicas, de hérnia, entre outras) e já estamos também programando uma campanha de cirurgias oftalmológicas (incluindo catarata). Queremos fazer em torno de 80 procedimentos, entre agosto e setembro”, antecipou o secretário ao Jornal Cassilândia.

Por Cínthia Schmidt – www.jornalcassilandia.com.br