AULAS PRESENCIAIS EM CASSILÂNDIA SOMENTE NO INÍCIO DE AGOSTO

Publicado em: 05/07/2021 09:17 | Fonte/Agência: Jornal Cassilândia

AULAS PRESENCIAIS EM CASSILÂNDIA SOMENTE NO INÍCIO DE AGOSTO

Foto Divulgação

As unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) e Municipal voltarão a receber os estudantes em agosto. A Secretaria de Estado de Educação informou que as aulas serão a partir do próximo dia 02 de agosto.

Com a decisão, mais de 200 mil alunos retornarão de forma alternada, respeitando o Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro de 2020.

De acordo com o calendário escolar, entre os dias 02 e 16 de julho os estudantes da Rede Estadual de Ensino estarão em recesso. O retorno às atividades, ainda de forma remota, será no dia 19 do mesmo mês.

No dia 19 de julho, os profissionais da REE/MS retornam de forma presencial para planejamento das atividades e organização das unidades de ensino junto às equipes escolares, bem como para o devido acompanhamento dos estudantes que seguirão com as aulas remotas até o final do mês.

No dia 02 de agosto será o retorno às atividades no formato presencial para os estudantes, com alternância, respeitando os indicadores (bandeiras) do Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir).

Como será organizado – Levando em consideração as sinalizações do Prosseguir em cada localidade, as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino deverão seguir um conjunto de orientações para definir o total de estudantes presentes nas salas a partir do dia 02 de agosto.

De acordo com o grau de risco (bandeira), apontado pelo Prosseguir, os gestores escolares poderão contar com um percentual dos estudantes de forma presencial nas salas de aula. Apenas quando o município estiver em grau “baixo” (bandeira verde) não haverá a necessidade de alternância entre os estudantes. Veja abaixo:

Em grau “extremo” (bandeira cinza), 30% dos estudantes presentes em sala;

Em grau “alto” (bandeira vermelha), 50% dos estudantes presentes em sala;

Em grau “médio” (bandeira laranja), 70% dos estudantes presentes em sala;

Em grau “tolerável” (bandeira amarela), 90% dos estudantes presentes em sala;

Em grau de risco “baixo” (bandeira verde), 100% dos estudantes presentes em sala.

Desse modo, observando a média de ocupação das salas de aula da Rede Estadual de Ensino de 30 estudantes em sala de aula (de acordo com dados do Inep), temos o seguinte contexto:

Grau “extremo” (bandeira cinza): 09 estudantes em sala;

Grau “alto” (bandeira vermelha): 15 estudantes em sala;

Grau “médio” (bandeira laranja): 21 estudantes em sala;

Grau “tolerável” (bandeira amarela): 27 estudantes em sala;

Grau “baixo” (bandeira verde): 30 estudantes em sala.

Cronograma – A partir desta sexta-feira, dia 02 de julho, os estudantes da Rede Estadual entrarão no período de recesso escolar, que segue até o dia 16 de julho, com retorno às atividades remotas no dia 19.

Com o retorno dos profissionais, entre os dias 19 e 23 de julho será realizado o planejamento das atividades. Para esta etapa, serão enviadas orientações por parte da Secretaria de Estado de Educação para todos os gestores da Rede Estadual de Ensino.

Entre os dias 26 e 30 de julho, o momento será de planejamento e organização das atividades pedagógicas pelas escolas junto às equipes, seguindo as orientações enviadas previamente pela SED.

O retorno presencial dos estudantes se dará a partir do dia 02 de agosto, com alternância, seguindo as orientações previstas no Protocolo de Volta às Aulas.

Rede Municipal de Ensino – Já na Rede Municipal de Ensino, a Secretária de Educação, Elza Cordoni informou que as aulas presenciais somente dia 4 de agosto. “ Temos uma sequência de situações. Primeiro delas, é o recesso escolar garantido no calendário escolar do município que acontece nesta sexta-feira,02 e prossegue até o dia 18 de julho”.

Cordoni informou ainda  que a Secretaria de Educação tomou uma decisão de fechar todas as escolas, para contribuir com o isolamento social. “ Visitamos cada escola do município, e falamos com cada colaborador de que ninguém esta de recesso e sim de isolamento social, essa foi a primeira situação”.

Ela disse que a segunda situação é que no dia 19 deste mês, votaremos com toda a equipe da escola, para preparar as escolas para o inicio das aulas em processo de alternância  a partir do dia 4 de agosto.

Marmita – A Secretária Elza Cordoni falou sobre a questão da marmita, que segundo ela é veiculada ao calendário escolar . “Essa marmita é a merenda escolar, como ela é veiculada ao calendário escolar, entrou também em recesso e volta somente de 19 a 30 de julho e dia 4 de agosto a merenda somente dentro da escola”, finalizou. [www.jornalcassilandia.com.br]