SAÚDE RECEBE APARELHOS CELULARES PARA OS AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS

 

Publicado em: 23/06/2021 09:53 | Fonte/Agência: Jornal Cassilândia

 

Whatsapp

O Secretario Municipal de Saúde, José Lourenço Braga Marin, informou ao site [ Jornal Cassilandia.] que a secretaria recebeu na tarde desta terça-feira,22 de junho, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, 15 [ quinze] aparelhos de celulares que irão substituir aparelhos antigos.

Para ele esse incentivo da Secretaria Estadual de Saúde, foi em virtude do excelente trabalho desempenhado pelos servidores nas visitas e alimentação do Sistema e-Visitas.

José Lourenço destacou ainda a importância destes aparelhos, dizendo: “A concepção do e-Visita enquanto aplicativo para celulares e plataforma Web para gestão, propõe total mudança da abordagem do modelo anterior de registro das visitas domiciliares realizadas pelo Agente de Controle de Endemias. Isto  nos dará excelentes resultados, o que mostra a total parceria entre o Estado e o Município”.

Ele ressaltou que a parceria com a Secretaria de Estado de Saúde tem sido de fundamental importância e auxiliado o município na excelência de resultado dos vetores. “Mas destaco também o trabalho dos nossos agentes de saúde que vem evoluindo a cada ano. Os excelentes resultados tem sido motivo de comemoração, considerando que o vetor, o mosquito Aedes aegypti, se adaptou bem em nosso Estado. Assim, nós dividimos os esforços nesta luta sempre com um olhar para dentro sem esquecer que estamos em uma pandemia”.

O aparelho conta com chip de dados.

Projeto e-Visita – O e-Visita Endemias conta com mais de 1,2 mil profissionais envolvidos, entre agentes de campo, supervisores e coordenadores. O Projeto foi criado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

O projeto iniciou em 2017 e foi efetivamente implantando em 2018, após constatar a necessidade de um aplicativo que facilitasse o trabalho do agente de saúde com condições de tirar fotos e enviá-las via online, para o Município ou Estado. Desta forma, os gestores podem tomar decisões e providências de forma mais rápida e eficiente.

Em setembro de 2020, o Projeto e-Visita Endemias foi campeão na categoria Saúde, no 1º Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, que reúne sete estados da federação consorciadas. A premiação é destinada a servidores que promovem experiências exitosas por meio de projetos inovadores.

Investimentos no combate à Dengue – Como ação estratégica para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), entregou 420 equipamentos de borrifação de inseticidas para os 79 municípios como ação de desenvolvimento de Controle do Mosquito Aedes aegypti. O investimento foi de R$ 2.102,480,00. Esta ação integrou a Campanha “Aproveite a Quarentena e Limpe o seu Quintal”.