DIA DE CAMPO DA FAZENDA CANTINHO DO CÉU ” CASSILÂNDIA A CAMINHO DO EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO”

Publicado em: 18/06/2021 11:31 | Fonte/Agência: Cassilândia em Foco

O vice-prefeito de Cassilândia, Valdecy Pereira da Costa em entrevista ao site Jovemsulnews

O Bolsão Sul-Mato-Grossense entra em uma nova era na produção agropecuária com a irrigação integrada, uso de alta tecnologia, conhecimento e manejo que oferecem altas produtividades em solos arenosos.

As pastagens degradadas dos solos arenosos da região do Bolsão de Mato Grosso do Sul estão com uma oportunidade ímpar para recuperação, alcançando excelentes resultados na produção de carnes e grãos. “Solos arenosos, com baixa capacidade de retenção de água e evapotranspiração média anual de 4,0 mm/dia e 7 meses por ano de déficit hídrico seriam limitações, mas com temperatura média anual de 24,9ºC e 19,3 MJ/m2.dia de radiação global média são vantagens que se associadas à investimentos em sistemas de irrigação e acompanhadas de técnicas agronômicas adequadas transformam a região em exemplo de modernização e sustentabilidade do negócio de produzir alimentos, seja de origem agrícola, como animal”, explicou o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da UNESP Ilha Solteira

A Fazenda Cantinho do Céu, da AgroPassion, entre Cassilândia e Chapadão do Sul é um exemplo de empreendedorismo e desenvolvimento da irrigação integrada, em parceria com a Irrigaterra, Lindsay, Netafim e UNESP.

Foi instalada na Cantinho do Céu um pivô central Zimmatic by Lindsay de 147 hectares, com captação de água no Rio Aporé, condutores paralelos, com associação de bombas, em um sistema inteligente que é controlado remotamente, via internet, com aplicativo próprio.

O projeto é acompanhado pelo Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da UNESP, Universidade Estadual Paulista e que com sua Equipe acompanhará o moderno sistema de irrigação e o projeto da agropecuária integral através de duas pesquisas ligadas ao uso da água e aos ganhos ambientais da mudança no uso e ocupação dos solos.

Para Antônio Ricardo Sechis, da AgroPassion, foi implantado na Fazenda Cantinho do Céu um projeto totalmente integrado com a natureza, com o bem-estar social, proporcionando rentabilidade sustentável. “Antes tínhamos a pastagem e o solo degradados e com a implantação da irrigação integrada mudamos completamente o cenário da fazenda. Agora estamos assinando mais um contrato para instalação de mais um sistema pivô central na mesma propriedade”, disse Ricardo Sechis.

A nova geração já está integrada ao sistema. O filho de Antônio Ricardo, Ricardo Rodante Sechis disse em palestra que o sistema de irrigação integrada motivou o lançamento do Beef Passion, um produto diferenciado produzido na Fazenda Cantinho do Céu, graças ao sistema adotado. “É com a irrigação integrada que buscamos a melhor equação, homem-boi-meio ambiente, resultando em um produto valorizado no mercado varejista e atacado”, disse o jovem empreendedor Ricardo, de 24 anos.

O vice-prefeito de Cassilândia, Valdecy Pereira da Costa disse que o desenvolvimento de alta tecnologia na produção agropecuária é visto como mais uma oportunidade para a geração de renda, emprego e divisas para o seu município. “Vemos nos municípios vizinhos a importância da agropecuária de tecnologia para o incremento da economia e sabemos também que ela exige mais da administração e estamos conseguindo atender a demanda, levando melhorias nas estradas e pontes aos produtores”. Disse o Vice-Prefeito Valdecy.

Lembrou o Professor Fernando Tangerino, que o Dia de Campo na Fazenda Cantinho do Céu foi a celebração do sucesso da irrigação integrada, neste 15 de junho, Dia da Agricultura Irrigada e agradecendo ao público presente detalhou os quatro projetos atualmente em execução pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP no Bolsão, replicando os trabalhos realizados no Noroeste Paulista e que buscam a caracterização climática, a estimativa da evapotranspiração e o relacionamento com a lâminas de projeto, investimentos, custos operacionais e o manejo da irrigação, sempre em busca da maior produtividade da água, ou seja, produzir mais alimentos com menor uso da água e uso eficiente dos recursos hídricos, de modo a ampliar os efeitos multiplicadores da agropecuária irrigada na sócio-economia e melhoria do meio ambiente.

Após as palestras e visitação ao sistema, da captação até a aspersão no campo, foi servido um saboroso churrasco com carnes Beef Passion da Fazenda Cantinho do Céu, ao seleto público participante do evento.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli e c/UNESP)