Curso de Direito em breve será realidade: Reitor da UEMS se reúne com Prefeito e Vice-Prefeito de Cassilândia

Publicado em: 26/01/2022 09:05 | Fonte/Agência: Cassilândia em Foco

Aconteceu na manhã desta terça-feira (25), no gabinete do Prefeito Municipal e do Vice-prefeito de Cassilândia, uma reunião importante sobre o futuro do ensino superior e a tão aguardada instalação do Curso de Direito aqui na cidade.

O reitor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio de Carvalho, e sua comitiva, traçaram novos planos para o ensino superior de qualidade aqui na cidade.

O prefeito Jair Boni e o vice-prefeito Valdecy Costa, reforçaram apoio à entidade, e querem ampliar a parceria com a Universidade. Estão dispostos a cederem uma área maior para a instalação de novos cursos, como Direito e Veterinária, inclusive com a possibilidade de ceder um prédio no centro da cidade. Também participou da reunião o secretário municipal de Administração, Davi Ferreira.

Afinal, terá curso de Direito em Cassilândia?

Uma promessa de campanha e um desejo antigo da população parece estar próximo de se tornar realidade, segundo informou o reitor da UEMS.

“Temos que respeitar as decisões dos nossos conselhos internos, mas existe um compromisso sim da reitoria, para a abertura dessa turma aqui, estendida de Paraníba”, afirmou Carvalho, que explicou que para a abertura de uma nova turma, o processo passa por várias tramitações e comissões internas.

Segundo explicou o reitor, a comissão que foi criada para levantar a viabilidade da instalação do curso aqui em Cassilândia já esteve na cidade e produziu um relatório aprovando a instalação do curso.

“Nesse momento, temos um clima favorável, vamos agora tramitar internamente junto a pró-reitoria de ensino. Também já conversamos com professores do curso de Paranaíba, que se colocaram à disposição para ofertar esse curso aqui”, adiantou Carvalho, que explicou que além dos trâmites internos, precisa também passar pela Câmara de Ensino, o CEF e em seguida, assinar o convênio junto à Prefeitura e à Câmara dos Vereadores. “Em breve quero voltar e anunciar, após a aprovação, a abertura deste tão sonhado curso”, afirmou.

A expectativa é que esse alinhamento seja costurado até julho deste ano e estima-se que o curso será aberto com 50 vagas aqui em Cassilândia.

O reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, com o vice-prefeito de Cassilândia, Valdecy Costa

Apoio do Governo do Estado

O reitor fez questão de destacar o apoio do governador Reinaldo Azambuja, bem como das bancadas federal e estadual, para o desenvolvimento e fortalecimento da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Inclusive, anunciou melhorias no Campus de Cassilândia, como a aquisição de um automóvel novo, com recursos da bancada federal, que irá atender os professores, bem como a ampliação de duas salas de aula, com emendas da bancada do estado e também a instalação de uma quadra poliesportiva de grama sintética.

E lembrou também a ampliação do Auxílio Permanência para 1.200 alunos vulneráveis, que receberão um auxílio no valor de R$ 550, medida aprovada pelo Secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel.